Princípios, Fundamentos de Coaching – Módulo

Olá meus amigos,

Fui convidado pela Direção da Faculdade Kurios, com sede na Cidade de Maranguape (CE), para ministrar uma disciplina intitulada “Princípios, Fundamentos do Coaching”. Será num Curso de Especialização e me sinto honrado com a oportunidade!

De início, aceitei pela extraordinária chance de compartilhar uma visão que tenho tido deste setor, mas também pela grata satisfação de interagir com nobres estudantes da Casa que me acolheu com 2 projetos meus na área de saúde, na esfera da Especialização e que terão lugar nos próximos meses.

Pois bem, avançando cuidadosamente em direção da plataforma de gestão coloco aqui nesta página os materiais que os Estudantes deverão assenhorar-se conforme descrevo na mensagem abaixo.

Cordialmente,

Prof. Dr. Jean Alves Cabral

Disciplina: Princípios, Fundamentos do Coaching.

Antes de qualquer questão, peço a gentileza de assistir ao vídeo indicado a seguir. Ele versa sobre uma questão crucial e essencial da vida: O Que Fazer Para Mudar de Vida? (Prof. Olavo de Carvalho – 17 minutos).

Um Coaching é alguém que se propõe favorecer as pessoas a encontrarem a oportunidade de uma conquista de objetivos específicos ou objetivos estruturais. É literalmente um treinador!

Porém, é preciso achar-se antes de se lançar no ofício de construir vidas, de ajudar a empreender, de compor projetos em que a palavra sucesso virou moda!

É preciso, na qualidade de futuros Coach’s se ver no processo e esta primeira provocação, espero com sinceridade, possa ser positiva em abrir uma ambiência mental que nos faça trabalhar juntos até concluirmos esta disciplina de modo favorável para todos nós.

 

(1) Introdução a Disciplina.

Na dispensação da disciplina que iremos estudar, uma dinâmica está aqui enunciada:

  • Primeiro, é preciso entender a Ementa da disciplina: O Coaching; seus princípios e fundamentos, para a aplicação na vida pessoal e na esfera do trabalho. A obviedade da dimensão terapêutica e mentorial do Coaching. A teoria de que funciona como algo separado de “terapêutica, de consultoria, de aconselhamento” confrontada com a abordagem maiêutica e noética da vida real. Os grandes aspectos e as modalidades de atuação dos Coach’s.
  • Segundo, obedecendo ao que se dispõe pela Coordenação do Curso para este Professor, faremos o seguinte:
    • Imediatamente, os Estudantes deverão assistir 12 horas de vídeos temáticos conforme indicamos abaixo.
    • Assenhorar-se do material de leitura que disponibilizamos imediatamente, conforme indicamos abaixo. Há um material obrigatório e há um material de apoio – convém examinar tudo para se albergar boa expertise. Computaremos 6 horas nesta atividade que deverá ser seguida como indicaremos abaixo.
    • Produção de material avaliativo conclusivo da disciplina e que corresponderá a 4 horas de atividade.
    • Encontro presencial com o Professor – 8 horas, conforme determinação da Coordenação.
  • Terceiro, a linha de investigação é a seguinte:
    • O que é Coaching?
    • Modelos de Coaching.
    • O que pretende o método de Coaching
    • A base do Coaching
    • Princípios do Coaching
    • O Processo de Coaching
    • Pré-condições para treinar (o serviço do Coach)
    • Métodos de aprendizagem centrados na formação de Coach’s com uma breve enunciação sobre Maiêutica e Noética, bem como da Filosofia da Qualidade de Vida que está na base da visão estrutural do Coaching.

(2) Materiais de Suporte.

Aqui colocarei os materiais que estão anexados na minha plataforma pessoal, para que os alunos possam albergar a dinâmica de entendimento do conteúdo que compõe a disciplina. Recapitulando, são:

(2.1.) Material Obrigatório.

Consiste em material que deve ser estudado, lido e analisado pelos Estudantes, para formação de uma consciência ampla sobre o significado do Coaching, tal como o temos visto no mercado.

Os materiais são indicados nos link’s e se tornaram de domínio público. Para baixá-los, basta clicar nos link’s e eles abrem na página ao lado. Computaremos 6 horas de atividades de leitura e interação com este conteúdo.

É importante que cada estudante tenha em sua mente que, estamos num Curso de Especialização, portanto, todos já são graduados e a criação de um domínio sobre um determinado material de leitura para “ambientação sobre as pautas” é questão simples e que todos devem já dominar.

São 10 textos e cada estudante deve trazer para a sala de aula no dia do Encontro com o Professor um texto produzido à partir deste material que responda a seguinte questão: O Que o Coaching Significa Para Mim?

Esta tarefa consolidará a carga de 6 horas de desenvolvimento da disciplina e corresponderá a confirmação da leitura do material. É fundamental que este trabalho tenha o mínimo de 10 páginas e, cite obrigatoriamente, no mínimo 5 destes documentos (com citações pontuais). O trabalho deverá ser trazido em Pen-Drive para que o Professor receba em sala de aula (ele ficará com a cópia e não o Pen-Drive).

  • Desmistificando o Coaching.

http://tecnologiahumana.com/wp-content/uploads/2016/06/Desmistificando-o-Coaching.pdf

  • Instrumental Para Coaching.

http://media.ibccoaching.com.br/pdf/Apostila-Ferramentas.pdf

  • Diferenças Entre Coaching e Mentoria.

(Este link baixa o documento direto) – www.admpg.com.br/2015/down.php?id=1861&q=1

  • O Coaching Como Instrumento Administrativo.

http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/rcger/article/viewFile/2601/2482

  • Estruturando a Teoria do Coaching

http://www.ibccoaching.com.br/arqs/downloads/99.pdf

  • O Coaching Como Instrumento de Treinamento.

http://www.arvoredo.com.br/livro/livro.pdf

  • O Coaching Sistêmico.

http://lmdesenvolvimento.com.br/pdf/CoachingSistêmico_Revisão.pdf

  • Manual do Coaching Executivo.

http://www.theexecutivecoachingforum.com/docs/default-document-library/executive-coaching-manual-brasilianf6a0.pdf

  • O Coaching Como Filosofia de Liderança.

http://www.holos.org.br/wp-content/uploads/2013/05/lider-coach-coaching-filosofia-lideranca-ligia-feitosa.pdf

  • O Papel do Coaching no Desenvolvimento do Indivíduo

http://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/872/2/20301557.pdf

(2.2.) Vídeos Obrigatórios.

Consiste em material que deve ser estudado, lido e analisado pelos Estudantes, para formação de uma consciência ampla sobre o significado do Coaching, tal como o temos visto no mercado.

Os materiais são indicados nos link’s e se tornaram de domínio público. Para baixá-los, basta clicar nos link’s e eles abrem na página ao lado.

Computaremos 12 horas de atividades de assistência e de interação com este conteúdo.

É importante que cada estudante tenha em sua mente que, estamos num Curso de Especialização, portanto, todos já são graduados e a criação de um domínio sobre um determinado material de leitura para “ambientação sobre as pautas” é questão simples e que todos devem já dominar.

São 16 vídeos e cada estudante deve trazer para a sala de aula no dia do Encontro com o Professor um texto produzido à partir deste material que responda a seguinte questão: Como o Coaching Pode Mudar a Vida das Pessoas Para Melhor?

Esta tarefa consolidará a carga de 12 horas de desenvolvimento da disciplina e corresponderá a confirmação da assistência do material. É fundamental que este trabalho tenha o mínimo de 10 páginas e, cite obrigatoriamente, no mínimo 8 destes vídeos (com citações pontuais). O trabalho deverá ser entregue em no máximo quinze (15) dias após o Encontro com o Professor em sala de aula.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Qual o Sentido da Vida? Dr. Rodrigo Silva (1 hora)

 

2.3. Encontro Com o Professor Jean em Sala de Aula.

Em nosso encontro na sala de aula, teremos a oportunidade criar uma síntese conjuntamente com base na proposta da Ementa, mas o instrumental oferecido aqui, bem como a interatividade do Aluno com tais materiais, alinhado com a sua própria bagagem como Profissional, como Acadêmico e Estudante de Coaching, criará a ambiência exata para que possamos criar uma condição Maiêutica do que virá a ser o futuro Coaching que desejamos ser, na esfera onde nos dispomos atuar.

Levarei um material especial comigo, power point’s e anotações oportunas – portanto, todos devem ter consigo o Pen-Drive para que eu possa entregar este material em sala de aula para que possais levá-lo.

Assim, a ética que buscamos, envolve uma linha mestra de entendimentos que serão prioridade no Encontro de 8 horas onde poderemos fechar o conjunto argumentativo que pretendemos desvendar.

A interatividade de cada Estudante com o Encontro será avaliada como terceira nota e, a sua capacidade de se manifestar em torno das questões que forem provocadas pelo Professor serão devidamente apontadas.

2.4. Materiais de Apoio Investigativo Para os Que Desejarem.

Por fim, como uma gesto de boa vontade e apoio para os nobres Estudantes, colocamos aqui uma lista de livros que poderão favorecer oportunamente, pelo resto da carreira, cada Aluno, de sorte que possa ter muitas visões acerca do que significa ser um Coaching comprometido com a Qualidade de Vida e com permanente aperfeiçoamento.

Os Textos aqui indicados são de domínio público.

13 Coisas que as Pessoas Mental – Amy Morin

A 3a alternativa_ Resolvendo os – Stephen R. Covey

A Arte da Imperfeicao – Brene Brown

A Ciencia de Ficar Rico – Wallace D. Wattles

A Lei do Triunfo – Napoleon Hill

A Mente Organizada – Daniel J. Levitin

As Cinco Linguagens do Amor – Gary Chapman

As Regras Do Trabalho – Richard Templar

As vantagens de ser otimista – Allan Percy

As Vezes Voce Ganha, as Vezes V – John C. Maxwell

Como Evitar Preocupações e Começar a Viver

Como Fazer Amigos e Influenciar – Dale Carnegie

Desperte o Gigante Interior – Anthony Robbins

Faca seu Cerebro Trabalhar por – Renato Alves

Forca de Vontade – Roy F. Baumeister

Golden Book – Dale Carnegie

O Homem e Aquilo Que Ele Pensa – James Allen

O Poder Infinito da Sua Mente – Lauro Trevisan

O Sucesso e ser Feliz – Roberto Shinyashiki

O Universo Autoconsciente – Amit Goswami

Pequenas Atitudes, Grandes Muda – Caroline L. Arnold

Singular – O poder de ser difer – Jacob Petry

100 Maneiras de Motivar a si Me – Steve Chandler

100 segredos das pessoas felizes – David Niven

A Coragem de Ser Imperfeito – Brene Brown

A vida que vale a pena ser vivi – Clovis De Barros Filho

Pare de Se Sabotar e De a Volta – Flip Flippen

Produtividade Para Quem Quer Te – Geronimo Theml

Sobre a arte de viver – Roman Krznaric

 

 

2 comments on “Princípios, Fundamentos de Coaching – Módulo

  1. Caro professor e Dr, Jean, boa noite!
    Creio que teremos uma excelente aula e poderemos aprender muitíssimo com o senhor, muito obrigado pelo relinsing fenomenal, parabéns!
    Muito obrigado, que Deus nos abençoe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *