Curso Superior de Validação em Teologia da FAK

Olá meus amigos,

Fui convidado pela Direção da Faculdade Kurios, com sede na Cidade de Maranguape (CE), para ministrar uma disciplina intitulada “Epistemologia do Conhecimento de Deus”. Será no Curso Superior de Validação em Teologia. Projeto que me sinto honrado em poder participar!

De início, aceitei pela extraordinária chance de compartilhar uma visão que tenho tido deste setor, mas também pela grata satisfação de interagir com nobres estudantes da Casa que me acolheu com 2 projetos meus na área de saúde, na esfera da Especialização e que já ocorre oficialmente na FAK.

Pois bem, avançando cuidadosamente em direção da plataforma de gestão, coloco aqui nesta página os materiais que os Estudantes deverão assenhorar-se conforme descrevo na mensagem abaixo.

Cordialmente,

Prof. Dr. Jean Alves Cabral

Disciplina: Epistemologia do Conhecimento de Deus.

Antes de qualquer questão, peço a gentileza de assistir ao vídeo indicado a seguir. Ele versa sobre uma questão crucial e essencial da vida: O Que Fazer Para Mudar de Vida? (Prof. Olavo de Carvalho – 17 minutos).

Um Teólogo é alguém que se propõe favorecer as pessoas a encontrarem a oportunidade de uma conquista de objetivos específicos ou objetivos estruturais no campo espiritual, moral e sobretudo, existencial. É literalmente um construtor de vidas! (Efésios 2:20-22).

Porém, é preciso achar-se antes de se lançar no ofício de construir vidas, de ajudar a empreender, de compor projetos em que a Palavra de Deus se reveste de significados e utilidade real!

É preciso, na qualidade de futuros Teólogos, no sentido stricto sensu da expressão, se ver no processo da descoberta da presença de Deus em si mesmo e, nesta primeira provocação, espero com sinceridade, possa ser positiva em abrir uma ambiência mental que nos faça trabalhar juntos até concluirmos esta disciplina de modo favorável para todos nós.

 

(1) Introdução a Disciplina.

Na dispensação da disciplina que iremos estudar, uma dinâmica está aqui enunciada:

  • Primeiro, é preciso entender a Ementa da disciplina: A Epistemologia do Conhecimento de Deus, ou Epistemologia Teológica equivale ao mesmo que dizer: ‘reflexão geral em torno da natureza, etapas e limites do conhecimento humano, esp. nas relações que se estabelecem entre o sujeito indagativo e o objeto inerte, as duas polaridades tradicionais do processo cognitivo; teoria do conhecimento’. Neste sentido, queremos uma “Teoria do Conhecimento de Deus”. Nesta disciplina, traremos à cena, quatro figuras específicas de abordagem: (1) Tomás de Aquino, (2) Boaventura – Giovanni di Fidanza, (3) Agostinho de Hipona, (4) a Confissão de Westminster. O objetivo final da disciplina é o de criar um painel onde o Estudante possa lidar com a sua própria definição acerca do seu conhecimento de Deus e acerca das responsabilidades decorrentes desta percepção particular no sentido da vida pessoal e testemunhal. 
  • Segundo, obedecendo ao que se dispõe pela Coordenação do Curso para este Professor, faremos o seguinte:
    • Imediatamente, os Estudantes deverão assistir 12 horas de vídeos temáticos conforme indicamos abaixo.
    • Assenhorar-se do material de leitura que disponibilizamos imediatamente, conforme indicamos abaixo. Há um material obrigatório e há um material de apoio – convém examinar tudo para se albergar boa expertise. Computaremos 6 horas nesta atividade que deverá ser seguida como indicaremos abaixo.
    • Produção de material avaliativo conclusivo da disciplina e que corresponderá a 4 horas de atividades.
  • Terceiro, a linha de investigação é a seguinte:
    • O que é Epistemologia?
    • O que é Epistemologia Teológica?
    • A Sabedoria Epistemológica em Boaventura.
    • A Epistemologia em Tomás de Aquino.
    • A Epistemologia em Agostinho.
    • O Conhecimento de Deus na Confissão de Westminster.
    • Uma Teoria Objetiva e Particular do Conhecimento de Deus.
    • O Conflito com o Ateísmo Contemporâneo e o Conhecimento de Deus.
    • A Contribuição da Banca do Professor.
    • O Domínio das Cinco “Solas” e do Empirismo Particular.

(2) Materiais de Suporte.

Aqui colocarei os materiais que estão anexados na minha plataforma pessoal, para que os alunos possam albergar a dinâmica de entendimento do conteúdo que compõe a disciplina. Recapitulando, são:

(2.1.) Material Obrigatório.

Consiste em material que deve ser estudado, lido e analisado pelos Estudantes, para formação de uma consciência ampla sobre o significado da Dinâmica da Disciplina, tal como o temos visto no cenário clássico a que se destina.

Os materiais são indicados nos link’s e se tornaram de domínio público. Para baixá-los, basta clicar nos link’s e eles abrem na página ao lado. Computaremos 6 horas de atividades de leitura e interação com este conteúdo.

É importante que cada estudante tenha em sua mente que, estamos num Curso de Formação Superior, portanto, todos já estão cônscio da importância do aprofundamento particular nas dinâmicas de leitura e, a criação de um domínio sobre um determinado material de leitura para “ambientação sobre as pautas” é questão simples e que todos devem ter na conta de instrumental fundamental para se poder dialogar sobre as questões.

São 10 textos e cada estudante deve estudá-los não só nesta disciplina, mas em sua carreira junto ao mundo eclesiástico ou magisterial que seguir.

Cada Aluno deverá apresentar a produção de um texto sobre este material e em resposta à pergunta: “Qual o Seu Conhecimento de Deus e o que isto Significa?” Corresponderá a um a trabalho que alberga as 6 horas e confirmará a leitura do material. É fundamental que este trabalho tenha o mínimo de 6 páginas e, cite obrigatoriamente, no mínimo 5 destes documentos (com citações pontuais). O trabalho deverá ser encaminhado para o Professor, até o dia 15/10/2017 no email: professorjean@naturologiaclinica.org – a nota da disciplina será expedida até o dia 20/10/2017.

(2.2.) Vídeos Obrigatórios.

Consiste em material que deve ser estudado, assistido e analisado pelos Estudantes, para formação de uma consciência ampla sobre o significado da Epistemologia teológica.

Os materiais são indicados nos link’s e se tornaram de domínio público. Para baixá-los, basta clicar nos link’s e eles abrem na página ao lado.

Computaremos 12 horas de atividades de assistência e de interação com este conteúdo.

A Coleção de Vídeos representa uma excelente oportunidade de interagir com grandes expoentes da epistemologia, bem como cenários associados ao que nos importa no cenário teológico.

São 24 vídeos e cada estudante deve trazer para a sala de aula no dia do Encontro com o Professor um texto produzido à partir deste material que responda a seguinte questão: Como o Teólogo Deve Usar o Conhecimento de Deus Para Produzir Qualidade de Vida?

É fundamental que este trabalho tenha o mínimo de 6 páginas e, cite obrigatoriamente, no mínimo 5 destes documentos/vídeos (com citações pontuais). O trabalho deverá ser encaminhado para o Professor, até o dia 15/10/2017 no email: professorjean@naturologiaclinica.org – a nota da disciplina será expedida até o dia 20/10/2017.

Os vídeos são num total de 18 horas e 37 minutos:

(1) Filosofia Medieval I – Santo Agostinho – 28 minutos.

(2) Filosofia Medieval II – São Tomás de Aquino – 10 minutos.

(3) Santo Agostinho – O Declínio do Império Romano – 1 hora e 40 minutos.

(4) Teorias da Percepção na Escolástica e na Filosofia Moderna – 23 minutos.

(5) Deus Pessoal e Epistemologia – 20 minutos.

(6) Epistemologia Cristã: Introdução à Teoria do Conhecimento e Epistemologias Tradicionais – 1 hora.

(7) Santo Tomás de Aquino – 2 horas

(8) Lógica e Conhecimento e a Teoria do Intuicionismo Radical – 14 minutos

(9)O Encanto do Conhecimento de Deus – 46 minutos

(10) Conhecer a Deus é Uma Experiência – 10 minutos

(11) Introdução a Epistemologia – 1 hora

(12) Epistemologia na Perspectiva Reformada – 46 minutos

(13) Argumentos Para a Existência de Deus – 36 minutos

(14) Argumentos Lógicos da Existência de Deus – 16 minutos

(15) Provas da Existência de Deus, na Perspectiva Racional – 34 minutos

(16) Analisando as Provas (Católicas) da Existência de Deus – 32 minutos

(17) A Imoralidade do Não Conhecimento de Deus – 47 minutos

(18) O Ateísmo é Imoral – 46 minutos

(19) A Independência de Deus – 45 minutos

(20) A Imanência e Transcendência de Deus – 1 hora

(21) O Deus Redentor – 1 hora

(22) A Imutabilidade de Deus – 41 minutos

(23) Santificando o Nome de Deus – 43 minutos

(24) A Importância do Conhecimento de Deus – 1 hora e 20 minutos

(2.3.) Curso Sobre a Confissão de Westminster.

Não é obrigatório este material sobre a Confissão de Westminster, mas colocamos aqui como acessório para o enriquecimento dos Estudantes, de sorte que possam avançar no sentido de compreenderem a amplitude e o marco histórico que tal manifestação teve na História da Igreja.

Um excelente material de investigação para apreciação individual, na busca da compreensão da vida espiritual:

1- Westminster – Abertura da Pauta: História e Relevância

2- Westminster – Da Sagrada Escritura

3- Westminster – De Deus e da Santíssima Trindade

4- Westminster – Parte de Deus I – Dos Eternos Decretos de Deus

5- Westminster – Parte de Deus II – Dos Eternos Decretos de Deus

6- Westminster – Da Criação

7- Westminster – Da Providência

8- Westminster – Da Queda

9- Westminster – Do Pacto de Deus Com o Homem

10- Westminster – De Cristo, o Mediador (I)

11- Westminster – De Cristo, o Mediador (II)

12- Westminster – Do Livre Arbítrio

13- Westminster – Da Vocação Eficaz

14- Westminster – Da Justificação

15- Westminster – Da Vocação

(2.4.) Curso Sobre Teodiceia.

Não é obrigatório este material sobre a Teodiceia, mas colocamos aqui como acessório para o enriquecimento dos Estudantes, de sorte que possam avançar no sentido de compreenderem a amplitude e os fundamentos do pensamento objetivo sobre “Deus e a Realidade”no cenário da História da Igreja Cristã (primeiramente Católica) e igualmente no sentido amplo da Reforma.

Um excelente material de investigação para apreciação individual, na busca da compreensão da vida espiritual:

1- Introdução ao Curso de Teodiceia. Duração: 1 hora.

2-Uma Resposta a Kant. / O Homem Que Naturalmente Busca a Deus. Duração: 1 hora e 25 minutos.

3- O Homem e os Meios Éticos Para a Sua Realização. / As Experiências Originárias. Duração: 1 hora e 37 minutos.

4- Experiência do Sofrimento e Assertiva do Pensamento. / O Que Significa Ter Um Deus? Duração: 1 hora e 34 minutos.

5- O Problema da Pergunta. / Os Limites da Razão Humana na Teologia de São Tomás de Aquino. Duração: 1 hora e 4 minutos.

6- O Homem é Capaz de Deus. / O Falar Analógico. Duração: 1 hora e 5 minutos.

7- A Origem das Coisas e a Resposta do Ateu. / O Sentido das Coisas. Duração: 1 hora e 16 minutos.

8- Sentido das Demonstrações. / As Perguntas Sobre a Existência de Deus. Duração: 1 hora e 18 minutos.

9- Dificuldades do Argumento Ontológico de Santo Anselmo. / Argumento Noológico. Duração: 1 hora e 22 minutos.

10- Argumento Cosmológico e Teleológico. Duração: 2 horas e 9 minutos.

11- Argumento Moral. Fundamento das Refutações (I). Duração: 1 hora e 37 minutos.

12- Fundamentos das Refutações (II). Exemplo de Ateísmo (I). Duração: 1 hora 51 minutos.

13- Exemplo de Ateísmo (II). Albert Camus. Jean Paul Sartre. Duração: 2 horas e 3 minutos.

(2.5.) Conclusão.

Assim, meus caros amigos, temos 2 trabalhos para serem entregues, certo?

  • Um texto de 6 páginas, conforme já indicado, do item “2.1.” e “2.2.” aqui indicados.

Agradeço a oportunidade da interatividade e, espero sinceramente que o conhecimento de Deus seja a máxima na Vossa vida diante da própria experiência de estar vivo e ter neste viver um significado e um propósito digno da Vossa elevada vocação.

Cordialmente,

Prof. Jean Alves Cabral

professorjean@naturologiaclinica.org

 

 

 

 

One comment on “Curso Superior de Validação em Teologia da FAK

  1. Material rico, de plena importância ao desenvolvimento do pensamento sobre Deus. Fico feliz e com uma estrema satisfação de ter tido a oportunidade de ouvi-lo, de ler seu material e assistir suas indicações. foi de grande proveito ao meu desenvolvimento acadêmico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *